Sistema agroflorestal - Invernada do Sertão
Localização: Campinas – SP
Ano: 2019
Resenha: Nesta propriedade rural familiar, na região de Campinas, o projeto de SAF (sistema agroflorestal) foi uma das primeiras etapas após a Conclusão do Masterplan Permacultural, como forma de já colocar em andamento algumas das iniciativas e projetos que o Design sugeriu para o local. A área escolhida para o início do plantio contempla 1 hectare, em uma área degradada de pasto, propício para um trabalho de regeneração de solo e da biodiversidade local. Foram plantadas aproxidamente 600 indivíduos de espécies Nativas da Mata Atlântica.
A propriedade de 106 hectares foi planejada para ter duas operações: a gleba A, de 67 hectares, projetada para uso particular; e a gleba B, de 39 hectares, projetada para venda ou empreendimento futuro.
Além dos fluxos para ambas as partes terem sua privacidade e fluidez necessária, foram pensados núcleos de produção e reflorestamento, com sistemas agroflorestais, hortas mandalas, galinheiros e composteiras. A distribuição e captação de águas pluviais foram pensadas a partir da demanda e da topografia, sempre pensando no melhor aproveitamento da gravidade e dos caminhos d’água já existentes.